Segundo a pesquisa,  aqueles que não se alongam diariamente  têm pouca flexibilidade, diminuição da amplitude de movimento e aumento do risco de lesões. Se o alongamento não fizer parte do seu regime diário de exercícios, você pode estar arriscando sua mobilidade e, no futuro, sua independência, busque por equipamento yoga barato e comece a praticar em casa.

O debate sobre yoga versus alongamento é um tema muito popular. Pelo que a mídia social nos diz, a ioga é uma forma de alongamento com palavras sofisticadas que envolve algumas citações positivas, cânticos e palavras realmente confusas do sânscrito.

Ambos têm seus benefícios, como maior flexibilidade e desempenho atlético. Dependendo do seu estilo de vida e tipo de exercício que você pratica, a ioga pode fornecer mais benefícios gerais. No entanto, para obter um corpo saudável e mais flexível, o alongamento é algo que você precisa considerar.

Continue lendo para descobrir a diferença entre ioga e alongamento, como isso pode beneficiar você e o que você deve fazer.

Como eles são iguais

Antes de mergulharmos em como a ioga é uma extensão do alongamento, achamos importante abordar onde eles também são semelhantes. Se você já assistiu a uma aula de ioga, provavelmente notou que algumas das posturas são bastante semelhantes ao alongamento atlético.

O alongamento é definido  como alcançar, alargar ou puxar algo e colocar os membros em posições que façam os músculos parecerem menos tensos.

Abordaremos alguns dos trechos semelhantes que você pode reconhecer:

  • Alongamento de isquiotibiais sentado – Janu Sirsasana
  • Alongamento High Lunge – Virabhadrasana ou Warrior one
  • Alongamento de quadril com estocada baixa – Anjaneyasana
  • Alongamento do glúteo deitado – Suciranhrasana
  • Posição de agachamento – Malasana
  • Alongamento de alongamento alto- Tadasana ou postura da montanha
  • Alongamento de isquiotibiais sentado para frente com ambas as pernas – Paschimottanasana

Você provavelmente pode ver as semelhanças aqui, mas como o alongamento é apenas um dos oito componentes principais da ioga, agora abordaremos por que, se você precisa de flexibilidade, deve se limitar ao alongamento.

O que acontece quando você alonga

Seus músculos são compostos de muitas fibras diferentes que se contraem com o estímulo. Dentro dessas fibras, a unidade básica de contração é chamada de sarcômeros. Enquanto o músculo se contrai, os sarcômeros causam uma sobreposição que encurta o músculo.

À medida que os músculos se alongam, os sarcômeros auxiliam no alongamento, até o ponto em que o tecido conjuntivo também tem a chance de se alongar. Junto com a mesma força de tensão, o colágeno nos tecidos conectivos torna-se mais alinhado com cada bit de força.

Eventualmente, os sarcômeros ficam alinhados, um de cada vez, até que todas as fibras desorganizadas estejam alinhadas com a direção da tensão.

Quando você está levantando, sua força total depende do número de fibras musculares que você pode recrutar ao mesmo tempo. É a mesma ideia com o alongamento, quanto mais fibras você pode recrutar, mais alongados seus músculos podem se tornar com o tempo.

Como você pode se alongar mais profundamente?

Nas terminações nervosas das fibras musculares, existem pequenos fusos musculares chamados proprioceptores, que desempenham o papel de impedir que você se alongue muito profundamente e machuque os músculos. Esses proprioceptores enviam sinais para a coluna para causar uma contração involuntária ou “reflexo miotático”.

Para alongar mais profundamente, você deve alongar sem acionar seus proprioceptores. Isso pode ser feito mantendo um alongamento suave por mais de dois minutos e, eventualmente, a cada respiração, indo cada vez mais fundo.

Por que o alongamento é tão bom

Já reparou como um bom alongamento pode fazer você se sentir bem e rejuvenescer o corpo? Isso ocorre porque quando você se alonga, libera endorfinas. As endorfinas causam uma sensação de euforia e tranquilidade no corpo, semelhante à sensação após um bom treino, gargalhadas ou até mesmo uma relação sexual.

O alongamento também  ativa o sistema nervoso parassimpático , que promove o relaxamento do corpo e um estado de atenção plena.

O foco na respiração

Um dos grandes benefícios do alongamento é que ele força você a se conectar com a respiração. Para ir mais fundo em seu alongamento, você deve respirar fundo e expirar enquanto empurra um pouco mais fundo a cada vez.

Para muitas pessoas, eles desenvolveram maus hábitos respiratórios em uma idade jovem. Isso leva a uma incapacidade de controlar os níveis de estresse e maus hábitos posturais.

Uma vez que começamos a controlar conscientemente nossos padrões respiratórios com o alongamento, isso pode ter resultados profundos em nosso bem-estar e saúde geral.

A respiração adequada pode afetar positivamente o sistema nervoso, o sistema muscular, o sistema cardiovascular, promove o relaxamento e diminui os níveis de estresse.

Yoga Vs Alongamento, qual é o melhor para você?

Tanto a ioga quanto o alongamento proporcionam ótimos resultados para o corpo e a mente, incluindo força e flexibilidade. Embora muitas pessoas pensem que você precisa praticar ioga para obter resultados de relaxamento, esse não é o caso. O alongamento também ajuda com outros atributos, como:

  • Fortalece sua capacidade de concentraçãoReduz altos níveis de estresseMelhora sua capacidade de estar no momentoTer um corpo ágil faz você se sentir mais confiante e felizVocê se sentirá mais conectado ao seu corpoVocê pode se recompensar com alongamentos após um treino intensoVocê se sente mais confortável em seu corpo, em vez de sentir-se tenso o tempo todo Ajuda a relaxar após um treino intenso reduz suas chances de exercício Reduz a dor muscular

Deixe um comentário

Please sing in to post your comment or singup if you don't have account.