Se há uma coisa que você precisa mais em sua vida, é fibra. Os americanos devem comer de 25 a 35 gramas por dia, mas a maioria de nós come míseros 12 a 15 gramas. Aqui está o seu melhor guia para obter mais fibras de alimentos que certamente farão você se sentir fabuloso.
Fatos sobre fibra
Não há indiscutivelmente nenhum outro componente da nossa alimentação que faça mais pela nossa saúde:
- Os alimentos que contêm fibras levam mais tempo para serem digeridos e, portanto, contribuem para a saciedade, que é a sensação de saciedade.
- Certos tipos de fibras absorvem o colesterol ruim (LDL), ajudando a diminuir o risco de doenças cardíacas.
- As pessoas que comem uma dieta rica em fibras têm um risco menor de certos tipos de câncer.
- A fibra ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.
- Seu intestino adora fibra, porque ajuda a reduzir o risco de constipação, hemorróidas e doença diverticular.
Como atingir todo o seu potencial de fibra
Se você está com baixo desempenho em relação às fibras, aqui estão algumas dicas simples para obter mais fibras de seus alimentos:
- Coma sua fruta, não beba. Um dos benefícios de comer frutas é que a polpa e a casca da fruta contêm fibras. Quando você faz suco de fruta, você joga fora a maior parte da fibra, então pule o suco e prefira alimentos sólidos quando se trata de frutas.
- Racione seus grãos refinados. Grãos refinados não têm os benefícios dos grãos integrais. Grãos refinados tiveram suas vitaminas, minerais e fibras nutritivas removidas durante o processamento. Procure as palavras “100% integrais” e certifique-se de comer alimentos integrais em vez de refinados.
- Aprenda a amar suas leguminosas. Por que você não está ganhando massa com feijão? As leguminosas são ervilhas e feijões secos e são fontes poderosas de proteínas e fibras. Adicione então a sopas, saladas e ensopados e use no lugar da carne quando possível.
- Cuidado com a carne e o queijo. Os grupos de alimentos que NÃO contêm fibras incluem carne, laticínios e óleos. Certos alimentos desses grupos são melhores do que outros, mas lembre-se de que eles não contêm fibras, portanto, use com moderação.
- Alimente sua dieta com plantas. Os alimentos vegetais contêm fibras, enquanto os alimentos de origem animal não. Quando possível, faça trocas para incluir mais alimentos vegetais e menos alimentos de origem animal. Você naturalmente consumirá menos gordura prejudicial à saúde e aumentará sua fibra sem nem perceber.
Uma Fibra Amigável Palavra de Cautela
Antes de entrar na onda da alta fibra, uma palavra de cautela: se você passar de 0 a 30 gramas de fibra por dia, é provável que seu intestino doa. Vá devagar quando se trata de aumentar a ingestão de fibras. Adicione alguns gramas por dia e não se esqueça de beber mais água à medida que aumenta a ingestão de fibras alimentares.