Coma melhor. Durma mais. Estresse menos. Sentir-se mais feliz. Seja mais produtivo. Tenha mais energia. Hidrate-se adequadamente. A lista do que é preciso para ser saudável e em forma pode parecer longa e esmagadora.
Mas sair dos trilhos de sua jornada de condicionamento físico ou falhar em alcançar seus objetivos na maioria das vezes não é devido à falta de força de vontade. Em vez disso, você pode estar tentando assumir muito de uma vez.
E se o foco em uma pequena coisa pudesse levar você a resultados duradouros e sustentáveis de saúde e condicionamento físico? E se o movimento simples pudesse ser o seu catalisador para a mudança?
Décadas de pesquisa mostraram que o exercício regular leva a um sono melhor, menos estresse, melhora do humor e hábitos alimentares ainda melhores. E não precisa ser vigoroso. De fato, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o objetivo para a maioria dos adultos dos EUA é fazer pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada quase todos os dias. O exercício também não precisa ser realizado em uma única sessão, as últimas Diretrizes de Atividade Física para Americanos removeram a exigência de que o exercício deve ser realizado por pelo menos 10 minutos de cada vez para ser eficaz, até mesmo sessões de cinco minutos oferecem benefícios à saúde.
Subir as escadas no trabalho, caminhar pelo prédio no intervalo, estacionar mais longe no supermercado, fazer agachamentos enquanto assiste ao evento esportivo do seu filho ou fazer algumas flexões no banco do parque, tudo isso conta para esse objetivo de movimento diário.
Quando você começa a se mover mais, outras mudanças positivas de comportamento tendem a seguir o exemplo. Não é mágica, mas sim ciência comportamental. Estudos mostraram que quando os participantes aumentam sua atividade física, eles tendem a comer melhor naturalmente. Por exemplo, um estudo recente publicado no International Journal of Obesity descobriu que quando estudantes universitários seguem um programa de exercícios, mas são instruídos a não mudar sua dieta, seus hábitos alimentares ainda melhoram. Eles comiam mais vegetais e alimentos saudáveis e menos alimentos fritos e com alto teor de gordura, embora não estivessem seguindo um plano nutricional ou se concentrando especificamente na nutrição como objetivo.
Faz sentido. Por que tirar as coisas quando você pode adicionar algo. Adicionar movimento diário e regular à sua vida pode desencadear uma reação em cadeia de melhores hábitos saudáveis.
James Clear, autor do livro best-seller, Atomic Habits , chama isso de “ Efeito Dominó ”.
“Muitos dos hábitos e rotinas que compõem o nosso dia a dia estão relacionados entre si. Há uma interconexão surpreendente entre os sistemas de vida e o comportamento humano não é exceção”, escreveu Clear no The Huffington Post . “A relação inerente das coisas é uma razão fundamental pela qual as escolhas em uma área da vida podem levar a resultados surpreendentes em outras áreas, independentemente dos planos que você faz.”
Uma infinidade de pesquisas mostra que o exercício regular ou atividade física diária, como jardinagem, subir escadas ou passear com o cachorro, pode ajudar a melhorar o sono e até mesmo a tratar a insônia crônica. Um estudo abrangente analisando os efeitos do exercício no sono descobriu que a redução da ansiedade do exercício e o aumento dos níveis de serotonina podem contribuir para melhorar o sono. Os pesquisadores também concluíram que o exercício pode funcionar tão bem quanto as drogas no tratamento da insônia, com o benefício adicional de não ter efeitos colaterais de medicamentos. A evidência é clara. Quando você se exercita ou movimenta seu corpo regularmente, você certamente experimentará benefícios além da força ou resistência adicionais. Desafie-se a se movimentar todos os dias e logo descobrirá que está comendo bem, dormindo bem, sentindo menos estresse e conseguindo mais.