Manter-se bem na estrada não é apenas uma questão de condicionamento físico ou atividade física; trata-se de encontrar um equilíbrio entre a saúde física e emocional. Viajar é divertido, mas vem com provações e obstáculos. Combine isso com estar longe do conforto de casa e é fácil entender por que os viajantes ficam cansados da estrada (ou aeroporto). Ao planejar sua próxima viagem ou excursão pelo país, priorize essas cinco dicas de viagem saudáveis para o bem-estar na estrada.
Plano. Uma viagem de sucesso começa com um plano intencional e cuidadoso. O planejamento torna toda a viagem menos frenética. Faça uma lista categorizada de tarefas para fazer, itens para trazer e pontos turísticos para ver no caminho.
- Para a Lista de “A Fazer”: Anote todas as tarefas necessárias que devem ser realizadas antes da data de sua licença. Essas tarefas podem incluir pegar cheques de viagem, comprar lanches saudáveis, obter produtos de higiene pessoal e desinfetante para as mãos, embalar passaportes e documentos de identidade, verificar a previsão do tempo e planejar um itinerário/horário flexível para cada dia. Lembre-se de incluir a atividade física como parte de sua programação de viagem.
- Para a lista “Para trazer”: Além dos itens de embalagem usuais, adicione itens essenciais de fitness facilmente embalados, como calçados esportivos confortáveis, roupas esportivas e faixas de resistência. Se você planeja trazer um tablet, considere baixar alguns vídeos de treino para sessões de exercícios em movimento.
- Para a lista “Para ver”: Pesquise as várias atrações e pontos turísticos ao longo do caminho para o seu destino. Isso oferece oportunidades frequentes para sair e se mover. Idealmente, construa flexibilidade suficiente em seu plano para que você possa parar a cada duas horas e se mover por pelo menos 15 minutos. Se você estiver viajando de avião, caminhe pelos terminais do aeroporto e quando o capitão desligar o “sinal de cinto de segurança” certifique-se de se levantar, alongar e caminhar o máximo possível. Se você agendar sessões de atividade física durante a viagem, não se sentirá pressionado pelo tempo e provavelmente não deixará de ser ativo.
2. Explorar. Toda a ideia de viagem se concentra em passear e explorar as áreas que você visita. Selecione locais e atrações que exijam bastante movimento e caminhada para ajudar a contrabalançar atividades mais sedentárias (assistir a um espetáculo, por exemplo). Se você souber com antecedência que determinados dias serão menos ativos do que outros, considere fazer reservas em hotéis que tenham academia e/ou piscina no local. A maioria terá acomodações modestas para seus convidados. Se você levar algumas faixas de resistência ou loops, é fácil planejar um mini-treino em seu quarto antes do passeio do dia. Alternativamente, relaxe com uma sessão de ioga antes de dormir.
3. Combustível. Comer em movimento pode ser um desafio, mas fazer um pouco de pesquisa pode ajudar. Escolha restaurantes com antecedência e revise os menus. Isso lhe dará uma boa ideia da disponibilidade de escolha de alimentos e o ajudará a manter algum controle sobre o que é consumido. Além disso, certifique-se de levar água e lanches para cada passeio e para o tempo na estrada ou no aeroporto. Itens alimentares como mix de trilhas caseiras, frutas e vegetais frescos e nozes misturadas oferecem variedade, nutrientes e sabor densamente embalados.
4. Renove. Não há dúvida de que viajar pode ser cansativo. Dedique tempo ao sono e ao rejuvenescimento, além da atividade. Defina metas para horários razoáveis de dormir e acordar e lembre-se de se manter hidratado. Quando o corpo está bem descansado, a mente não anseia por alimentos de conforto que geralmente são ricos em gordura, açúcar e/ou sódio. Escolhas saudáveis podem ser comprometidas por um cérebro nebuloso.
4. Diário. Journaling oferece uma oportunidade de se conectar com suas viagens emocionalmente e espiritualmente. Este é um momento para acalmar os arredores e refletir sobre o que torna a viagem, os pontos turísticos e o tempo com a família e amigos memoráveis. Tirar fotos é uma maneira maravilhosa de capturar a beleza, mas comemorar uma viagem colocando a caneta no papel (ou mantendo um diário digital) aprofunda a memória dos eventos.
Viajar, embora possa ser agitado, não precisa resultar no desenvolvimento de hábitos pouco saudáveis. Permita-se tempo para desfrutar e relaxar enquanto prioriza intenções saudáveis.